quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

ferramenta contra o rastro digital

Já faz um ano que me interessei muito pelo assunto internet e o uso dos dados dos usuários para fins comerciais por parte das empresas de tecnologia. Ainda bem que esse tópico entrou em pauta para o grande público através das séries Mr. Robot e Black Mirror - que ainda não assisti, mas sei que trata de assuntos relacionados.

Estou preparando um post que vai ficar meio longo sobre como uso a internet, mas enquanto ele não sai, vou lançar isoladamente uma recomendação. 

Descobri um serviço essencial na internet moderna, chamado deseat.me. Com ele, é possível rastrear tudo aquilo que o usuário alguma vez relacionou com a sua conta Google. Toneladas de sites e newsletters que tu te registras e depois esquece, ou para de utilizar.

Usando a ferramenta, descobri trinta e dois serviços: dezoito deles eu listei como "excluir", e os outros catorze eu mantive. Naqueles que tu selecionas excluir, é elaborada uma fila de exclusão, e ele indica os links dos sites para encerrar a conta. 

Nas newsletters não é tão simples, pois não se forma uma conta, propriamente. O que eu fiz: mandei um novo email solicitando participar da newsletter, e quando ele chegou, cliquei em "unsubscribe". Em alguns serviços, parece ser impossível excluir a conta, o que é bem interessante de saber. A nuvem PCloud é um deles, e por isso não recomendo. Por sorte, nunca cheguei a utilizar, está completamente vazia.

Excluir as contas inativas é importante para diminuir o rastro digital que deixamos. Acho bizarro imaginar que, se algum dia eu quiser sair da internet, será praticamente impossível. Não vou conseguir me lembrar de tudo que eu já me cadastrei: todas as minhas fotos que estão em servidores desconhecidos, todas as informações de nome, data de nascimento e sexo, pra dizer o mínimo.

Infelizmente, esse serviço não funciona com a conta da Microsoft (espero que seja temporário), e por isso não fiz a limpa em todos os sites que já me cadastrei. Mesmo assim, recomendo muito àqueles que têm conta no Google, e querem manter o controle das suas informações na internet - pelo menos parcialmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário