sexta-feira, 23 de setembro de 2016

o folclore brasileiro

É sempre demais quando surgem iniciativas que buscam promover a cultura e o folclore do Brasil, especialmente porque temos histórias e personagens - especialmente de origem indígena - que são muito legais.

Nesse mundo moderno e urbano, esse tipo de mitologia se perde. É preciso um trabalho muito forte nas escolas ou dos pais para que as crianças venham a conhecer figuras como Curupira, Boi Tatá e Saci Pererê (pra ficar só em alguns), e fica cada vez mais difícil quando se tem que competir com Ben 10 e Homem de Ferro, figuras constantes na TV e na internet.



Fiquei de boca aberta quando soube do desenho Icamiabas na Amazônia de Pedra (episódios estão no post original), uma espécie de Meninas Super Poderosas baseada na lendária tribo indígena constituída apenas por mulheres, adaptada à um cenário urbano onde enfrentam diversas figuras também míticas (e com sotaque paraense)! Uma iniciativa muito legal para divulgar a cultura do norte do Brasil.

Daqui do Rio Grande do Sul, eu nem conhecia a maioria dos personagens.

Outra iniciativa muito bacana foi feita por um biólogo brasileiro, que, surfando na onda do Pokemón Go, buscou imaginar como seriam os monstros em versão brasileira, baseados em diversos animais e plantas que temos por aqui. De novo, muitas das figuras eu nem conhecia.

É claro que se pode questionar a adaptação da nossa cultura para os moldes de outro lugares (no caso, desenhos americanos e japoneses), mas qualquer tentativa de manter o folclore brasileiro vivo é válida quando vivemos em uma realidade onde nem o Sítio do Picapau Amarelo passa mais junto com TV Globinho (voltem!).

Nenhum comentário:

Postar um comentário