sexta-feira, 5 de agosto de 2016

alguém que unisse todas as tribos

Voltei a blogar depois de um longo período longe desse meio. A maioria das vezes em que tive um blog (ou participei de um) foi durante a pré-adolescência, dos doze aos quinze anos. 

Apesar disso, sempre admirei os blogs e lamentei muito o repentino escanteamento dos mesmos. No tempo do Orkut, havia uma certa sinergia entre entre os dois, e eu me lembro de muitas pessoas utilizarem os fóruns para divulgar seus blogs sobre os mais diversos assuntos. 

Depois, com o Facebook e o Twitter, os espaços para compartilhar pensamentos e coisas interessantes passaram pra dentro dessas redes sociais; os blogs passaram a ser murados (é necessário possuir uma conta para utilizar o Facebook) e se paga com dados - que envolvem tudo, desde localização até preferências - para ler, escrever e, especialmente, compartilhar.

Sobre isso, tem um texto excelente de um blogueiro iraniano que se deparou com uma internet totalmente diferente depois de sair da prisão (ele utilizava o blog como meio de publicar ideias contra o governo no período da Primavera Árabe). 

Enfim, tudo isso pra dizer que um dos motivos que me fez voltar foi o descobrimento de um blog dos blogs, chamado Central do Textão, uma iniciativa sensacional para centralizar os posts de vários blogs do Brasil afora. 

Acompanho a homepage diariamente e já descobri vários blogs bacanas. 

Agora faço parte dessa iniciativa, e estou muito feliz, porque depois de acompanhar coletivos de blogs incríveis, como OEsquema, insanus.org e interbarney, finalmente posso fazer parte de um!

Espero que esse coletivo ajude a nossa rede e que aos poucos os blogs voltem a ser populares na internet brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário